Professores da rede municipal de Santa Maria paralisam as atividades nesta quarta-feira


Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Os professores da rede municipalde ensino de Santa Maria vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (26). Essa é a primeira das três datas anunciadas de mobilização em busca do reajuste salarial e do pagamento da jornada de trabalho por hora-atividade. Conforme levantamento realizado pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), a adesão deve ser de 70% da categoria.

Em assembleia realizada no último dia 19, foi definido que a categoria terá três datas de paralisação na cidade – as outras duas estão marcadas para os dias 9 e 25 de maio.

O Sinprosm busca a equiparação do piso nacional ao salário básico da categoria, atualmente defasado em 60%. Emergencialmente, o reajuste reivindicado é de 14,95%, mesmo índice aplicado ao piso nacional para 2023. A data-base do funcionalismo municipal em Santa Maria é em março.

O prefeito Jorge Pozzobom, em reunião realizada no último dia 18, afirmou que o governo só determinará a revisão salarial em junho, quando estarão fechadas as contas do quadrimestre fiscal.

Desde 2008, a Lei 11.738 institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Em 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a constitucionalidade da Lei do Piso. Já o cálculo do reajuste tem como base os valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Mobilização

Além da paralisação das atividades, um ato será realizado na tarde desta quarta-feira, a partir das 15h, na Praça Saldanha Marinho. A mobilização contará com a participação de professores da rede estadual, representados pelo 2º Núcleo do Cpers/Sindicato, que abrange os docentes de Santa Maria e região.

A iniciativa integra a Greve Nacional dos Trabalhadores em Educação, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Abertas inscrições de concurso público com vagas para níveis Superior, Médio e Fundamental em cidade da região

Próximo

Pesquisadores da UFSM obtêm destaque em ranking internacional por área; professor da Biologia é número um no Brasil

Educação